top of page

O Segredo do Engajamento no Trabalho

Foto do escritor: Calebe Luo, ACC (ICF)Calebe Luo, ACC (ICF)

Atualizado: há 3 dias


Calebe Luo en frente a um microfone, sorrindo. Ao fundo, uma placa escrita Q12

Você já se perguntou por que alguns dias no trabalho voam, cheios de energia e realização, enquanto outros parecem se arrastar interminavelmente? Imagine-se em duas situações: numa, você chega ao trabalho animado, transbordando de ideias e pronto para enfrentar desafios; na outra, você conta os minutos para ir embora.

O que faz a diferença entre esses dois cenários na sua vida profissional?

Uma palavra: ENGAJAMENTO

Mas afinal, o que é engajamento? No segundo episódio do podcast B.O.T., tive o prazer de conversar com Raul Marques de Almeida , workplace expert da Gallup, onde exploramos os fatores essenciais que podem ajudar você a resgatar sua engajamento profissional e colher os frutos de um mais brilho nos olhos no trabalho.


Assista aqui o episódio:




A Essência do Engajamento no Trabalho


O engajamento vai além da mera satisfação no trabalho. Satisfação envolve salários e benefícios, já engajamento é sobre o suas atividades cotidianas e relacionamentos com colegas e gestor direto no ambiente de trabalho.

Segundo a Gallup, engajamento é o envolvimento e entusiasmo dos funcionários em relação ao seu trabalho e ambiente.

Quando você se sente como um "dono psicológico" de sua função, naturalmente impulsiona seu próprio desempenho e inovação, contribuindo não só para o progresso da organização, mas principalmente para sua realização pessoal.


Em inglês utiliza-se o termo ownership, que é você ser "dono" daquilo que te é colocado como responsabilidade. Acredito que pensar como dono é muito mais sobre isso do que você tomar decisões como se fosse o acionista da empresa.


O contrário também é verdadeiro: quando você não está engajado, você tem 0% de sentimento de dono. Você simplesmente não quer estar lá. Faz o mínimo necessário e precisa de estímulo externo para dar o seu melhor. Dependendo da situação, até fala mal da liderança e da organização pelos corredores, cafezinhos e happy hours...



Os Benefícios do Engajamento


O pulo do gato da pesquisa Gallup foi identificar elementos do engajamento dos funcionários que tinha correlação e causa com resultados de negócio. Por isso, o engajamento não tem fim em si mesmo.

Engajamento é uma estratégia de gestão do capital humano que impacta a cultura organizacional, através da humanização da liderança e das relações entre funcionários.

Lista de benefícios do engajamento nas empresas

Benefícios para o Negócio: Equipes com alto engajamento demonstram maior lealdade do cliente, melhor desempenho financeiro, menor rotatividade e menos incidentes negativos como absenteísmo e acidentes de trabalho.


  • Aumento de 18% de vendas

  • Aumento de 23% de lucro

  • Aumento de 10% de lealdade/engajamento do cliente

  • Redução em 78% do absenteísmo

  • Redução em 21% da rotatividade de funcionários


Benefícios Pessoais: Lembre-se, um maior engajamento não beneficia apenas a empresa, mas principalmente você. Profissionais engajados relatam maior satisfação pessoal, melhor equilíbrio entre vida e trabalho, e frequentemente desfrutam de mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento. 


  • Aumento de 70% em bem-estar

  • Redução de 63% em acidentes no trabalho



Equipe e Liderança: 2 Alavancas Poderosas do Engajamento


Um dos achados mais surpreendentes das pesquisas recentes é o impacto de se sentir parte de uma equipe. Profissionais que se identificam como membros de um time têm 2,3 vezes mais probabilidade de estarem totalmente engajados. Vivemos numa sociedade individualista, mas somos seres sociais, funcionamos melhor quando nos sentimos parte de uma comunidade.


Reflita: como você pode fortalecer seus laços com os colegas e criar um senso de comunidade no trabalho?

A confiança em seu líder pode ser um divisor de águas no seu engajamento. Estudos mostram que profissionais que confiam plenamente em seus gestores são 12 vezes mais propensos a estarem totalmente engajados. Esses números soam intuitivos: Você não dá o seu melhor para alguém em quem você não confia. 


Reflita: Como você pode construir ou fortalecer essa relação de confiança com sua liderança?


O Segredo do Engajamento: Atendendo Suas Próprias Necessidades Profissionais


Pense em uma hierarquia de necessidades emocionais para sua vida profissional, nos moldes da hierarquia de necessidades desenvolvida por Abraham Maslow.


4 Niveis de Engajamento no Trabalho
Os 4 Níveis do Engajamento no Trabalho - Fonte: Gallup

Os 4 Níveis da Hierarquia do Engajamento são:


  1. Necessidades Básicas: O que eu recebo?

  2. Indivíduo: O que eu dou?

  3. Trabalho em Equipe: Eu pertenço?

  4. Crescimento: Como eu cresco?


Comece pela base, que você terá resultados mais rápidos e uma solidez para trabalhar os demais níveis. Uma base mal trabalhada pode gerar frustração e retrabalho.

Que ações você pode tomar para atender cada nível dessa hierarquia?



Os 12 Elementos do Engajamento:


Pirâmide com os 12 Elementos do Engajamento do Funcionário
Os 12 Elementos da Gestão de Excelência - Fonte: Gallup

  1. Sei o que esperam de mim no meu trabalho.

  2. Tenho os materiais e equipamentos necessários para realizar o meu trabalho corretamente.

  3. No meu trabalho, tenho a oportunidade de fazer o que faço melhor todos os dias.

  4. Nos últimos sete dias, recebi algum reconhecimento ou elogio por realizar um bom trabalho.

  5. Meu supervisor, ou alguém no meu trabalho, parece importar-se comigo como pessoa.

  6. Há alguém em meu trabalho que estimula meu desenvolvimento.

  7. No meu trabalho, as minhas opiniões parecem contar.

  8. A missão ou objetivo de minha empresa me faz sentir que meu trabalho é importante.

  9. Meus colegas de trabalho estão comprometidos em realizar um trabalho de qualidade.

  10. Tenho um(a) melhor amigo(a) no meu trabalho.

  11. Nos últimos seis meses, alguém em meu trabalho conversou comigo sobre meu progresso.

  12. No último ano, tive oportunidades de aprender e crescer no meu trabalho.


Comece garantindo clareza sobre suas expectativas e acesso aos recursos necessários. Em seguida, busque oportunidades de usar seus talentos e receber reconhecimento. Avance para criar conexões significativas e um senso de propósito no trabalho.

Os elementos são interdependentes. Melhorando um deles, você pode impactar outros positivamente.



Autoavaliação: Seu Caminho para o Engajamento


Inspirado no questionário Q12 da Gallup, faça a si mesmo as perguntas abaixo: 


  • Você sabe o que esperam de você no trabalho?

  • Você tem oportunidades de fazer o que faz de melhor todos os dias?

  • Você recebe reconhecimento regularmente?

  • Você sente que suas opiniões contam?


Suas respostas podem revelar áreas para focar seu desenvolvimento pessoal. Nos próximos episódios do podcast, vamos explorar cada um dos 12 elementos, sob a ótica do colaborador.


O verdadeiro valor dessa autorreflexão está nas ações que ela inspira.


Não se limite a pensar sobre seu engajamento; tome medidas concretas para melhorá-lo. Inicie conversas com seu gestor, busque novos desafios, fortaleça relacionamentos com colegas.



A Rota para o Brilho nos Olhos


O segredo do engajamento no trabalho está com você. Ao se conectar genuinamente com sua equipe, construir confiança com seus líderes e atender suas próprias necessidades profissionais de forma holística, você pode resgatar aquele brilho nos olhos que torna o trabalho não apenas produtivo, mas verdadeiramente gratificante.


Para líderes e RHs, ao focar nesses elementos-chave, as organizações podem desbloquear o verdadeiro potencial de sua força de trabalho, criando um ambiente onde o engajamento floresce naturalmente, impulsionando o sucesso organizacional e a realização individual.


Para não perder nenhum episódio desta série e fazer seu 2025 o ano do brilho nos olhos, siga-me nas redes sociais (LinkedInFacebook e YouTube) e assine minha newsletter FDP (Futuro do Pretérito). Além de anúncios de novos episódios, você terá acesso a dicas exclusivas e previews do conteúdo que está por vir.


O resgate do brilho nos olhos no trabalho não é apenas possível - é uma necessidade para prosperarmos em tempos tão turbulentos.


Convido você a se juntar a mim nesta missão de transformar o mundo do trabalho, um profissional de cada vez. Vamos juntos desvendar cada componente do framework e ressignificar nossa relação com o trabalho.


Afinal, acredito que trabalho é muito mais do que uma forma de receber o sustento. É uma forma de expressarmos amor pelos outros e construirmos uma sociedade melhor. Você está pronto para fazer parte desta (r)evolução? Bora!



 

Sobre a Kenshin Treinamentos


A Kenshin é especialistas em capacitar indivíduos e equipes a desenvolverem suas lideranças com base em Pontos Fortes, focadas no engajamento e orientadas ao desempenho, sem abrir mão do bem-estar. Trabalhamos com soluções da Gallup (CliftonStrengths, Q12) e outros provedores que buscam potencializar e humanizar a capacidade das pessoas.


Se você deseja agregar o engajamento do funcionário à sua cultura corporativa, entre em contato.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page